A relação entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz está retratada num novo livro que reúne as cartas trocadas entre o poeta português e a sua namorada. A publicação retrata parte da vida deste escritor de língua portuguesa.
A relação entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz está retratada num novo livro que reúne as cartas trocadas entre o poeta português e a sua namorada platónica. O editor brasileiro Pedro Corrêa do Lago quis apresentar ao público o espólio de documentos que retratam parte da vida daquele que é considerado um dos maiores expoentes da poesia de língua portuguesa.
O colecionador adquiriu as cartas num leilão da organização britânica Sotheby's e reuniu-as numa coletânea, organizada pelo escritor e crítico literário Ricardo Zenith. Para Pedro Corrêa do Lago estas cartas marcam “um momento muito importante” para “qualquer biografia de Pessoa”.
“Conseguimos com isso publicar pela primeira vez a correspondência completa, a troca epistolar que é muito importante nesta relação amorosa”, explica o editor à agência Lusa, considerando que “os documentos de Fernando Pessoa” revelam “uma faceta importante da personalidade complexa” do autor.
Depois de analisar as cartas, Pedro Corrêa do Lago refere que a relação entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz “não passou de beijinhos” porque “ela era uma menina perfeitamente encantadora, mas chegou a hora em que ele viu que não estava preparado para o casamento”.
Pedro Corrêa do Lago acredita que o poeta português “sonhou com uma vida normal” e que esta paixão por Ofélia Queiroz “prova isso mesmo”.
“Acho que Pessoa queria ser feliz e encontrar-se num relacionamento amoroso, mas por uma série de motivos não era o destino nem a vocação dele”, salientou o investigador brasileiro.
O livro já foi apresentado na cidade de São Paulo (Brasil) e vai chegar a Portugal no dia 14 de Junho, para uma apresentação pública em Lisboa, com local a designar. A publicação inclui um prefácio de Eduardo Lourenço, ensaísta português.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes
Comentários
comentários