Na passada sexta-feira, dia 27 de agosto, foi assinado o contrato para a construção e gestão do novo hospital de Vila Franca de Xira. Prevê-se que a nova unidade de saúde venha a servir mais de 200 mil pessoas daquela região.
O novo hospital, construído e gerido em regime de parceria público privada, vai substituir as atuais instalações do Hospital Reynaldo dos Santos e irá beneficiar, além do concelho de Vila Franca de Xira, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Benavente, avança a agência Lusa.
Com abertura prevista para o primeiro semestre de 2013, o equipamento terá uma capacidade anual de 16 mil internamentos, oito mil cirurgias, 192 mil consultas externas e 104 mil urgências. Estarão ainda à disposição 280 camas de internamento, nove salas de bloco operatório e 33 gabinetes de consulta externa.
Em declarações aos jornalistas no final da cerimónia de assinatura do contrato, a ministra da Saúde, Ana Jorge, justificou a necessidade de construção de um novo hospital com o facto do atual localizar-se numa zona de difícil acesso e já não conseguir dar resposta a toda a população.
O contrato foi firmado entre o Governo, a autarquia de Vila Franca de Xira e o grupo José Mello, encarregue pela gestão do novo hospital.