A Hewlett-Packard acaba de anunciar a criação do primeiro écran para smartphones e 'tablets' que produz imagens e vídeos em formato 3D, sem recorrer a vidros ou óculos especiais.
A Hewlett-Packard acaba de anunciar a criação do primeiro écran para smartphones e ‘tablets’ que produz imagens e vídeos em formato 3D, sem recorrer a vidros ou óculos especiais.
De acordo com a HP, o atual protótipo não emite um formato 3D apenas na perspetiva horizontal. Este novo produto de 3D é visível até à distância de um metro, num arco de 180º graus. Ou seja, tal como os hologramas da Guerra das Estrelas, a perspetiva destas imagens em 3D muda conforme o observador muda de posição.
O produto criado pelo laboratório HP Labs produz imagens 3D com múltiplos ângulos: frontais, laterais ou traseiros. ”Por exemplo, se for criada uma imagem 3D do planeta Terra, seríamos capazes de ver qualquer país do globo, mudando simplesmente o nosso ponto de visão”, explica em comunicado David Fattal, o lider do projeto.
Ao contrário dos filmes 3D de maior sucesso, como o Avatar, esta tecnologia não requer óculos especiais. A nova tecnologia – mais barata do que as anteriores – recorre a um efeito conhecido como 'ótica difrativa’ que funciona a olho nú.
O principal segredo do écran desenvolvido por David Fattal, um cientista quântico, é a aposta em LEDs acoplados a uma estrutura fina batizada de 'guia de ondas' (waveguide, no original em inglês). É esta estrututa que controla as ondas eletromagnéticas no espetro ótico.
A nova tecnologia, divulgada num artigo científico publicado na revista Nature, está a fazer furor nos meios de comunicação da especialidade. No entanto, os especialistas avisam que esta”alternativa tentadora” para dispositivos móveis poderá demorar até 10 anos a chegar ao mercado e aos consumidores.