O Zwipe Mastercard é o primeiro cartão de pagamentos sem necessidade de contacto com um sensor de impressão digital integrado.
É uma das tecnologias preferidas dos filmes de ficção científica e agora está prestes a tornar-se acessível a qualquer um. O novo cartão de pagamento Zwipe Mastercard permite fazer pagamentos através de uma 'simples' leitura da impressão digital.
O Zwipe Mastercard utiliza uma tecnologia que lê a impressão digital autenticada através de um sensor que grava os dados biométricos do utilizador, o que confere segurança à transação. O cartão já passou, com sucesso, um teste piloto realizado na Noruega.
A tecnologia é ativada através de um simples 'scan' da impressão digital do utilizador e os dados do cliente são armazenados diretamente no cartão, em vez de serem guardados num banco externo. A autenticação biométrica substitui a introdução do PIN (personal identification number), permitindo que os utilizadores façam pagamentos sem limite de valor.
Contudo, o novo cartão continua a aceitar a utilização do tradicional PIN, caso os terminais de multibanco ainda não aceitem a nova tecnologia. De acordo com o comunicado de imprensa da Mastercard, em 2015 todos os terminais de multibanco estarão aptos para aceitar este sistema.
“Acreditamos que devemos ser capazes de nos identificar sem termos que usar senhas ou números de PIN. A identificação biométrica pode ajudar-nos nesse sentido. No entanto, o nosso desafio é o de garantir que a tecnologia ofereça segurança robusta, simplicidade de uso e conveniência para o cliente”, afirma Ajay Bhalla, presidente da Enterprise Secutiry Solutions da Mastercard, no comunicado.
A Zwipe, uma empresa noruguesa especializada em biometria, no ativo desde 2008, foi responsável pelo desenvolvimento do novo sistema da Mastercard.
Clique AQUI para aceder ao comunicado completo da Mastercard.
Notícia sugerida por Patrícia Guedes
Comentários
comentários