Trata-se de um sistema de “airbag” exterior, acompanhado por um sistema de travagem inteligente, que automaticamente detetam movimentos humanos e um potencial impacto do carro com uma pessoa, ativando mecanismos de proteção. O automóvel, uma carrinha de cinco portas apresentada no Salão de Genebra, na Suíça, comporta sensores dianteiros que registam todo o contacto físico entre o carro e um peão ou ciclista.
Caso os sensores pressintam qualquer tipo de impacto, é imediatamente acionada uma bolsa insuflável na parte frontal do veículo – o “airbag” exterior – junto ao pára-brisas, que se destina a diminuir a violência do choque entre o corpo e o o capot. Embora se trate de um equipamento complexo, já foi testado pelos engenheiros da marca, que garantem a sua eficácia.
De acordo com os especialistas, a utilização deste sistema não é novo para evitar choques com as traseiras dos carros, mas é uma grande inovação no que respeita ao uso para aumento da segurança dos peões.
[Notícia sugerida por Anabela Figueiredo e Raquel Melo Martins]