Sob o tema “as fábricas do futuro”, será privilegiada a apresentação de tecnologia que permita a cooperação entre equipamentos tecnológicos e o trabalho humano “como se fossem colegas de trabalho”, sublinha Norberto Pires, responsável do evento, em declarações à agência Lusa.
Assim, investigadores de todo o mundo, presentes na conferência, vão apresentar e apreciar protótipos de robôs para transportar pessoas ou assistir médicos em cirurgias e implantes dentários.
Durante a Controlo 2010 será ainda apresentado o cybercar concebido pela Critical Move, empresa tecnológica sediada em Coimbra, no Instituto Pedro Nunes Incubadora. Trata-se de um veículo autónomo, sem condutor, que não polui e que utiliza tecnologia wi-fi ou GPRS, estando presentemente a ser utilizado no Hospital Rovisco Pais, em Cantanhede.
Ao todo, vão ser divulgados e discutidos 122 trabalhos, 60% dos quais produzidos internacionalmente: “Esta é já uma conferência internacional, sendo que nesta edição, pela primeira vez, o número de trabalhos vindos de fora do país suplanta os projectos nacionais”, sublinhou Norberto Pires, professor da Universidade de Coimbra e presidente do parque tecnológico Coimbra iParque.
Segundo a Lusa, a conferência vai contar com a presença de Bruno Siciliano, especialista no domínio da robótica e antigo presidente da IEEE Robotics and Automation Society, e António Pascoal, especialista português cujo trabalho se desenvolve volta da robótica submarina.
A conferência Controlo 2010 é organizada pela Associação Portuguesa de Controlo Automático e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, realizando-se de dois em dois anos. Saiba mais aqui.