Cientistas que exploravam uma floresta remota na Indonésia dizem ter descoberto uma série de novas espécies incluindo um sapo Pinóquio (na foto), um pombo imperial e uma nova espécie de canguru. Os exploradores trabalhavam nas montanhas Foja na Nova
[Fotos: National Geographic]Cientistas que exploravam uma floresta remota na Indonésia dizem ter descoberto uma série de novas espécies incluindo um sapo Pinóquio (na foto), um pombo imperial e uma nova espécie de canguru. Os exploradores trabalhavam nas montanhas Foja na Nova Guiné em 2008 e divulgaram agora a descoberta por ocasião do dia Internacional da Biodiversidade que se celebra a 22 de maio.
“Lugares como este representam um futuro saudável para todos nós e mostra que ainda não é demasiado tarde para travar a atual crise de extinção de espécies” comentou à Reuters Bruce Beehler, investigador da Conservation International que participou na expedição às montanhas Foja liderada também pela National Geographic Society.
“Enquanto animais e plantas estão a ser varridos da terra a um passo nunca visto em milhares de anos, a descoberta destas incríveis formas de vida são notícias muito positivas”, acrescentou o mesmo investigador.
Entre as descobertas estão um sapo Pinóquio com nariz pontiagudo que se inclina para cima quando o macho está mais ativo. “Esta foi uma feliz descoberta acidental, quando o herpetólogo Paul Oliver encontrou um destes sapos em cima de um saco de arroz no acampamento”, explica a Conservation International em comunicado citado pelo Público.