O melhor de Portugal volta a estar em destaque na cidade que nunca dorme, durante a 2ª edição do festival "Meet Portugal in New York", que arranca já no dia 3 de Junho, com o Dia da Europa, e prolonga-se até dia 28 do mesmo mês.
O melhor de Portugal volta a estar em destaque na cidade que nunca dorme, durante a 2ª edição do festival “Meet Portugal in New York”, que arranca já no dia 3 de Junho, com o Dia da Europa, e prolonga-se até dia 28 do mesmo mês.
Este é um evento de promoção de Portugal, onde se destacam provas de vinhos, missões empresariais, uma palestra do arquiteto Siza Vieira e uma corrida no Central Park.
Esta é já a segunda edição do festival, este ano com 16 eventos agendados, que tem como principal objetivo promover o comércio português nesta cidade norte-americana.
O diretor do escritório da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em Nova Iorque, Rui Boavista Marques, explicou à Lusa que o festival surgiu quando a AICEP “percebeu como era criativa e dinâmica a comunidade portuguesa na cidade”.
Rui Marques acrescentou ainda que, nesta edição, “os valores são alargados ao empreendedorismo, à inovação e à tecnologia” valorizando a marca Portugal “de uma forma mais completa do que no ano passado”.
Tecnologia e culinária
Uma das novidades deste ano é a “Noite de Tecnologia Portuguesa” que reúne empreendedores portugueses com empresários e investidores americanos, no próximo dia 10, e inclui a participação nacional na Next Expo, uma feira de tecnologia que acontece a 13 e 14 de Junho.
À semelhança do que aconteceu em 2012, a culinária continua em destaque com a realização de um jantar por quatro ‘chefs’ (David Santos, do Louro, Rui Correia, do Douro, Luísa Fernandes, do Robert's, e José Meirelles) com o tema “sabores portugueses à volta do mundo”.
Esta demonstação de culinária vai ser acompanhada por várias provas de vinhos, entre as quais se destaca a iniciativa da Vinho Verde, que se associa a mais de 40 lojas e restaurantes para promover os seus vinhos durante todo o mês.
Além disso, os queijos açorianos da Lactaçores vão estar também em destaque nos supermercados Fairway de New Jersey, Nova Iorque e Connecticut, com uma campanha de promoção com provas regulares ao longo do mês.
Corrida no Central Park
A 16 de Junho, realiza-se a Maratona do Dia de Portugal no Central Park, onde, a par de uma corrida de cinco milhas para adultos e uma prova para crianças, os 10 mil participantes esperados vão poder ouvir músicos portugueses, provar produtos nacionais e ganhar viagens para o nosso país.
A cultura vai estar também em destaque com uma palestra do arquiteto Siza Vieira no Museu de Arte Moderna (MoMA) e com uma visita à Sinagoga Portuguesa e Espanhola de Nova Iorque, onde o principal tema vai ser a herança cultural e histórica judia em Portugal e na América do Norte.
O festival termina a 28 de Junho com um evento da sociedade de estudantes pós-graduados universitários portugueses na América do Norte.
Clique AQUI para visitar o Facebook do festival.