Os Hospitais da Universidade de Coimbra vão acolher dentro de semanas um novo centro de transplantação pulmonar. Esta será a segunda unidade em Portugal a assegurar uma valência até agora disponível apenas no Hospital de Santa Marta. A boa nova foi d
Os Hospitais da Universidade de Coimbra vão acolher dentro de semanas um novo centro de transplantação pulmonar. Esta será a segunda unidade em Portugal a assegurar uma valência até agora disponível apenas no Hospital de Santa Marta. A boa nova foi dada ontem pelo secretário de Estado da Saúde Manuel Pizarro que espera tornar o país “autosuficiente nesta área entre 2010 e 2011”, conforme refere o jornal PÚBLICO. Manuel Pizarro respondeu assim ao alerta lançado por José Fragata do Hospital de Santa Marta que alertou para a situação naquela unidade. Segundo Fragata, a equipa é “pequena”, está “no limite” e não consegue responder a todas as necessidades dos doentes.
Em 2009 foram efetuados apenas 11 transplantações pulmonares em Portugal, valor contudo superior ao de 2008 em que foram feitos quatro transplantes pulmonares, mas que não satisfazem as necessidades atuais.
Portugal em segundo lugar no mundo na doação de orgãos
Em 2009 cresceu o número de transplantes efetuados, com exceção do hepático. Cresceu também o número de colheita de órgãos: foram 31 dadores por um milhão de habitantes, o que posiciona Portugal em segundo lugar a nível mundial no que respeita à colheita de orgãos .
Os especialistas garantem ainda que têm corações suficientes para transplante mas alertam para a falta de córneas, rins, pâncreas e fígados e apelaram a uma estratégia mais eficaz para envolver hospitais privados nesta área.