Uma empresa bracerence decidiu criar uma plataforma para divulgação de artistas, onde os mesmos vão poder expor as suas obras numa "galeria online", mas também "física e tradicional". O novo espaço destina-se a artistas de "todos os quadrantes" e vai
Uma empresa bracerence decidiu criar uma plataforma para divulgação de artistas, onde os mesmos vão poder expor as suas obras numa “galeria online”, mas também “física e tradicional”. O novo espaço destina-se a artistas de “todos os quadrantes” e vai estar disponível a partir do próximo dia 5 de Abril.
Pelo nome 'SHAIR', a plataforma nasceu do “desafio” lançado pela empresa de construção bracarense aos trabalhadores do grupo para “encontrarem uma ideia de negócio” que dinamizasse a Galeria Emergentes dst.
A mesma tem por base a “oportunidade” de os artistas exporem as suas obras, sujeitando-as à votação do público e de um especialista convidado pela galeria. As mais votadas são, depois, expostas no espaço físico da instituição.
“Todos os meses, as setenta obras mais votadas vêm fisicamente para galeria e entram no processo de leilão eletrónico, acessível a todo o mundo”, explica José Teixeira, presidente do conselho administrativo da construtora, à Lusa.
Para isso, será criada uma “dinâmica de rotatividade no espaço da galeria, dando oportunidade aos artistas, de exporem os seus trabalhos”. As obras selecionadas ficam em exposição no espaço físico durante um mês, para que sejam apreciadas e vendidas. Caso isso não aconteça, as mesmas “ficam em permanência na plataforma SHAIR, continuando, desta forma, acessíveis ao público”.
O preço base de cada criação é decidifo pelo artista, ficando a plataforma com 30% do valor de venda. “Trata-se de uma alternativa às galerias tradicionais que só fazem 2 ou 3 exposições por ano e apenas com determinados artistas ou correntes, refere o responsável. “Aqui, temos um leque muito mais aberto e possibilitamos, de forma muito mais próxima e competente, a internacionalização dos artistas”.
Disponível a partir do dia 5 de Abril, altura em que será publicamente apresentada, a SHAIR poderá ser visitada AQUI.