O The Student Ranking foi lançado em Abril mas conta já com 2.700 utilizadores, dos quais 920 são de Portugal. A plataforma online foi criada por um professor alemão, Michael Schmitz, para ajudar licenciados a optimizar os seus currículos e recursos, aproximando-os também das empresas.
Disponível em 49 países diferentes, o The Student Ranking tem um sistema que pontua o desempenho e percurso académico, a experiência profissional (como estágios ou empregos de curta duração) e as competências linguísticas.
João Inglês, Business Developer do The Student Ranking em Portugal, disse ao Boas Notícias, que é “muito importante os participantes colocarem um perfil verdadeiro e completo com o máximo de informação possível, para que, quando uma empresa observar os seus dados, consiga ver um percurso completo, diferenciador e que reflita o caráter único daquele estudante”.
Incentivar melhoria contínua de currículo
Este ranking de estudantes permite que os utilizadores da rede comparem a sua competitividade junto do mercado de trabalho, face a outros colegas no mesmo país ou em qualquer outra parte do mundo, através do sistema de pontos uniforme.
A ideia passa por orientar os estudantes ou recém-formados em relação ao seu percurso académico e ao tipo de formação e atividades curriculares ou extra-curriculares em que devem investir para valorizar o seu currículo.
“Esta comparação, em conjunto com as recomendações que damos a cada utilizador, pretende incentivar” os licenciados a lutar por “uma melhoria contínua e por uma diversificação de experiências ao longo do percurso universitário, procurando que cada um concretize o seu máximo potencial”, explica o responsável.
Ferramenta útil para empresas
Por outro lado, é uma”ferramenta objetiva e simples” para as empresas, que permite “pesquisar e contactar candidatos altamente qualificados”, acrescenta João Inglês.
O acesso à plataforma é totalmente gratuito e, ainda que o ranking seja dirigido sobretudo para jovens entre os 18 e os 30 anos de idade, qualquer pessoa pode registar-se.
Além disso, esta ferramenta permite também que as empresas façam “uma rápida triagem dos candidatos”, através de critérios de pesquisa específicos como formação académica, especialização, idade, experiência profissional, competências linguísticas.
“A título de exemplo, se uma empresa alemã pretender recrutar um jovem quadro em Portugal, que fale também inglês e espanhol, seja formado em engenharia e com uma pós-graduação em gestão, poderá inserir estes critérios e obter os candidatos classificados pelo nosso sistema de pontos, contactando-os muito facilmente”, disse João ao Boas Notícias.
Em breve, o projeto pretende oferecer novas funcionalidades, como a possibilidade de impressão do CV em PDF no final do processo de registo e a recomendação e partilha de CVs nas redes sociais, para aumentar a visibilidade dos utilizadores no mercado de trabalho.
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