Lisboa tem uma nova livraria móvel que circula pela capital para dar a conhecer aos estrangeiros o melhor da literatura portuguesa. Chama-se Tell a Story e nela é possível encontrar obras de vários autores lusos, traduzidas para várias línguas.
Lisboa tem uma nova livraria móvel que circula pela capital para dar a conhecer aos estrangeiros o melhor da literatura portuguesa. Chama-se Tell a Story e nela é possível encontrar obras de vários autores lusos, traduzidas para inglês, francês, alemão e espanhol.
“Queremos que a literatura seja um 'postal' da nossa cultura. Acreditamos que não há melhor forma de lembrar uma viagem do que um livro. E que nada nos faz viajar mais do que ler”, lê-se no site da Tell a Story.
“Num país de histórias e de grandes contadores, desafiamos aqueles que nos visitam a contar uma história ('tell a story') sobre Portugal.”
De Fernando Pessoa a José Luís Peixoto, de Eça de Queiroz a Miguel Sousa Tavares, de Miguel Torga a António Lobo Antunes, de Sophia de Mello Breyner a José Saramago, o objetivo é dar a conhecer Portugal “pelos olhos dos nossos escritores”.
“Como qualquer história, andamos de sítio em sítio, na nossa loja com rodas – a carrinha dos livros”, escrevem. Desde Julho na estrada, “às vezes, estamos ao virar da esquina, outras, no fim da estrada.”
Em Belém com o Desassossego, no Cais do Sodré com o Memorial ou no Príncipe Real com os Maias, qualquer turista que passe pela carrinha azul e branca, forrada de estantes e livros, encontra uma história nova para conhecer e contar.
Clique AQUI para aceder ao site da Tell a Story e AQUI para conhecer a página de Facebook deste projeto.