Em declarações à Lusa, Ana Miranda, diretora e fundadora do Arte Institute, organização que está a promover este evento, explica que este ciclo “será uma semana eclética e multidisciplinar, com ações em diferentes áreas: literatura, dramaturgia, cinema, música e fotografia”.
Para iniciar a montra dedicada ao escritor português, esta quinta-feira, irá ser exibido o filme José & Pilar, do realizador Miguel Gonçalves Mendes. No sábado, o visionamento de filmes prossegue com uma triagem de curtas-metragens portuguesas e espanholas.
Nos restantes dias, a programação continua com inúmeras atividades entre as quais, uma conferência com a presença da mulher do autor e Jorge Vaz de Carvalho, professor da Universidade de Lisboa, ilustrador e cantor lírico, no dia 29, e uma sessão de leitura de textos de Saramago, com os mesmos intervenientes e atrizes portuguesas convidadas, no dia 30 de Outubro.
Para além disso haverá uma exposição fotográfica, intitulada José Saramago in Lanzarote, de João Francisco Vilhena, acompanhada por um concerto de jazz.
A 2º edição da Semana de José Saramago em Nova Iorque é uma ação promovida pelo Arte Institute, instituição que divulga a arte contemporânea portuguesa a nível mundial, e a Fundação José Saramago.