por redação
O serviço Ser Solidário foi criado pela SIBS para apoiar Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) e Organizações Não Governamentais das Pessoas com Deficiência (ONGPD). A listagem de beneficiárias, via Rede Multibanco, foi atualizada, permitindo que novas entidades usufruíssem desta oportunidade de angariação de donativos muito segura e cómoda para particulares e empresas:
1. Ajuda de Berço
2. Aldeias SOS
3. APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil
4. Associação Amigos de Inharrime
5. Associação Auxílio e Amizade
6. Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença
7. Associação Ester Janz
8. Associação Nova Dimensão
9. Associação Salvador
10. Banco Alimentar
11. Cáritas Portuguesa
12. Centro Social Cultural e Recreativo de Quimbres
13. Fundação São João de Deus
14. Leigos para o Desenvolvimento
15. Liga Portuguesa Contra o Cancro
16. MSV – Movimento ao Serviço da Vida
17. Ordem Soberana e Militar de Malta
18. Passo Positivo – Associação de Ação Social
19. Um Pequeno Gesto Uma Grande Ajuda, Associação
20. UNICEF
O serviço Ser Solidário tornou-se ainda mais abrangente com a novidade de permitir a angariação de donativos através da app MB WAY, mediante a realização de uma simples operação de transferência de dinheiro. O MB WAY vem assim disponibilizar, a entidades e mecenas, uma forma ainda mais rápida e cómoda de realizar donativos, permitindo apoiar ainda mais entidades que dedicam a sua atividade a ações de cariz solidário. Para efetuar uma transferência MB WAY, o utilizador apenas precisa de selecionar a opção “Transferências” e escrever o número de telemóvel da entidade beneficiária pretendida e o valor do donativo a transferir.
Esta nova vertente solidária é a evolução natural do serviço concebido e gerido pela SIBS.
O Ser Solidário está, portanto, disponível para meio milhão de utilizadores MB WAY, via app, ou nos cerca de 12.000 Caixas Automáticos da Rede Multibanco. Com este serviço, qualquer cidadão detentor de um cartão bancário pode transferir donativos de forma totalmente gratuita, fiável e segura para as contas de entidades devidamente autenticadas enquanto IPSS ou ONGD.
De 1 de fevereiro de 2017 a 31 de janeiro de 2018, o Ser Solidário mobilizou mais de 13 mil donativos, num valor total superior a 400 mil euros, o que representa um valor médio por donativo superior a 30 euros.
Sempre que pertinente, perante catástrofes nacionais e internacionais, a SIBS mobiliza o seu apoio de cariz humanitário e social, através de campanhas de apoio específicas, como foi o caso, em junho do ano passado, na consequência da tragédia dos fogos florestais, do apoio à União das Misericórdias Portuguesas (conta solidária do Montepio), ao Ser Solidário Pedrógão (conta solidária da Caixa Geral de Depósitos) e à Cáritas.
Os donativos podem ser usados para dedução fiscal, usando como comprovativo o recibo impresso no MULTIBANCO, com o NIF inserido pelo utilizador.
O “Ser Solidário” enquadra-se no conjunto de ações de responsabilidade social desenvolvidas no âmbito do projeto SIBS Solidária, que assume ativamente o papel decisivo que as estruturas empresariais devem ter no apoio a causas e projetos que visam a construção de uma sociedade melhor, ao longo da sua existência, esta operação já beneficiou 80 entidades, com mais de 90 mil donativos, num valor total de cerca de 3,2 milhões de euros.