No próximo domingo, 4 de Maio, Dia da Mãe, vai ser apresentada ao público a nova cria de girafa do Jardim Zoológico de Lisboa, que nasceu naquele parque em Março.
Em Março, no Jardim Zoológico de Lisboa nasceu uma nova cria de girafa. O dia do parto não podia ter sido mais indicado, pois coincidiu com aquele em que se celebrava o Dia do Pai, a 19 de Março. Agora, com um mês e meio de idade, a pequena girafa vai ser apresentada ao público noutro dia emblemático, a acontecer domingo, 4 de Maio, Dia da Mãe.
Os pais, Antónia e Barnabé, estão muito entusiasmados com a nova filha, uma cria fêmea, muito ligada à mãe e que promete fazer as delícias dos miúdos e graúdos que ali forem para a conhecer.
A girafa-de-angola (Giraffa camelopardalis angolensis) é o animal mais alto do Mundo, podendo só o seu pescoço medir dois metros. A cor e o padrão da pelagem variam conforme a zona geográfica.
Trata-se de uma espécie pacífica e não territorial que nas horas de maior calor gosta de ruminar e dormir de pé.
Após um período de amamentação, geralmente de 8 meses, a progenitora diminui os cuidados com a cria, continuando, no entanto, a segui-la até atingir os doze meses de idade ou até mesmo à idade adulta.
As girafas-de-angola habitam em savanas pouco arborizadas, estando a sua área de distribuição cada vez mais em risco devido à perda de habitat, consequente da desflorestação.
Para animar este domingo especial, que celebra todas as mães portuguesas, o Jardim Zoológico de Lisboa vai também contar com “animados e coloridos workshops, onde os mais novos vão poder criar presentes bem selvagens”.
Além disso, os visitantes vão ainda poder assistir a diversas sessões de cinema em 360º, transmitidas dentro de uma cúpula especial, onde os espetadores vão estar rodeados por imagens, oferecendo-lhes, assim, a sensação de mergulhar no fundo do mar, voar sobre as nuvens ou caminhar sobre Marte.
No coreto da zona de acesso livre ao Zoo, a Academia de Música de Lisboa vai estar a animar os que por ali passarem com o concerto 'Os Violinhos'.
Comentários
comentários