Viver da energia solar continua a ser um desafio. Mas uma nova solução apresentada pela norte-americana Tesla promete democratizar o acesso a esta energia, através de uma bateria barata e fácil de instalar.
Viver da energia solar continua a ser um desafio. Mas uma nova solução apresentada pela norte-americana Tesla promete democratizar o acesso a esta energia, através de uma bateria barata e fácil de instalar.
A Powerwall é uma bateria doméstica que armazena a energia gerada pelos painéis solares, funcionando de uma forma mais simples e prática do que os dispendiosos e volumosos acumuladores tradicionais.
A super bateria pode também acumular energia elétrica da rede nas horas em que os watts são mais baratos (no caso de quem tem tarifas bi-horárias) para que se possa usar essa energia mais tarde.
Além de armazenar energia, a Powerwall equilibra a potência da corrente elétrica, evitando que as casas alimentadas por energia solar sofram perdas súbitas de energia ? um problema que, por vezes, compromete o funcionamento de eletrodomésticos e equipamentos elétricos como os computadores.
No site oficial da Powerwall, a Tesla explica que, na maior parte dos países, os consumidores que produzem energia solar são obrigados a vender o excedente da sua energia, que não é imediatamente consumida, às companhias de eletricidade. Uma situação a Powerwall evita ao acumular a energia recolhida para que possa ser usada quando o consumidor precisa.
A empresa especializada em automóveis elétricos transferiu os seus conhecimentos na área das baterias automóveis para criar esta solução, que assenta numa potente bateria de litium “económica, fácil de instalar e que não exige manutenção”.
A Powerwall, à venda a partir dos 2.600 euros, está disponível em dois modelos – um com ciclos de 10 kWh por semana e outro de 7 kWh diários. Ambos os modelos têm uma garantia de 10 anos e “armazenam energia suficiente para alimentar uma casa de media dimensão”, garante a Tesla, acrescentando que as casas maiores podem instalar mais do que uma bateria.
Os dois modelos da Powerwall estão, atualmente, esgotados, mas mesmo assim é possível pré-reservar novas baterias que serão distribuídas a partir de 2016.
Notícia sugerida por Vítor Fernandes e Maria Pandina
Comentários
comentários