Para isso basta ter um iPhone ou um iPad e fazer download da aplicação que custa 4 dólares, menos de 3 euros. Depois passa a usufruir de informações privilegiadas sobre esta espécie e sobre as famílias de gorilas-de-montanha que habitam no Parque Nacional de Virunga.
Poderá acompanhar o dia-a-dia dos gorilas, selecionar uma família e descobrir tudo sobre a comunidade através de relatórios e vídeos atualizados pela equipa do Parque.
O dinheiro da aplicação reverte na totalidade para o projeto de conservação do parque que aposta na formação de batedores especializados que ajudam na proteção da espécie ameaçada pela caça furtiva.
“A sobrevivência destes gorilas-de-montanha recaem na nossa habilidade de contactar com pessoas em todo o mundo que se preocupam realmente com esta espécie e conseguir mantê-los informados todos os dias e a toda a hora, se possível, e mostrar o esforço dos nossos ´rangers´ em proteger a vida selvagem do Parque Nacional de Virunga”, explicou ao site Christian Science Monitor o diretor do Parque, Emmanuel de Merode.
“O iGorilla vai-nos dar exatamente essa oportunidade”, finalizou o mesmo responsável. O Parque Nacional de Virunga, de acordo com a BBC, percorre parte da República Democrática do Congo, Ruanda e Uganda num total que 7.800 quilómetros. Desde 1979 é considerado Património Mundial pela Unesco.
Pode saber mais sobre o iGorilla e como aceder à aplicação no site oficial. Para saber mais sobre o trabalho dos vigilantes veja a reportagem abaixo realizada pela edição online do Christian Science Monitor.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]