A coleção inclui notas pessoais de Virginia Woolf sobre "Mrs Dalloway", as primeiras ideias de George Orwell sobre a obra "1984" ou folhas manuscritas do "Retrato do Artista Quando Jovem", de James Joyce – tudo documentos digitalizados e disponíveis para consulta gratuita, online.
Estes materiais mostram como os escritores procuravam novas abordagens para o seu trabalho, mas também o processo criativo e as dúvidas que os assolavam durante a conceção das obras. Também é possível complementar estas informações com vídeos explicativos, realizados pela própria BL, sobre alguns dos autores mais populares.
"Até agora esses tesouros só podiam ser visualizados nas salas de leitura da British Library ou durante exposições – [mas] agora a "Discovering Literature: 20th Century" vai disponibilizar esses ítems para todos os que tiverem acesso à internet", explica Anna Lobbenberg, responsável pelos programas digitais da biblioteca.
"[Os autores] exploravam tudo, desde a guerra até à vida urbana, do som ao cinema, da consciência ao tempo, da identidade étnica à política de género, desde contos de fadas e mitologia às visões distópicas do futuro", completa.
O agregador de informação literária destina-se sobretudo a estudantes, professores e amantes da literatura. O projeto vem dar continuidade a uma iniciativa semelhante levada a cabo em 2014, onde a BL disponibilizou várias coleções sobre autores Românticos e da Era Vitoriana.