Há cerca de dez anos, após ter dado um concerto atrás de uma cascata de água gelada, o norueguês Terje Isungset teve a ideia de produzir sons a partir de gelo. Hoje, acompanhado da vocalista Lena Nymark e dos instrumentos de gelo que ambos criaram, o músico corre o mundo com os seus “Ice Concerts”.
Terje e Lena trabalham juntos há anos e especializaram-se na criação de música a partir de instrumentos gelados, entre os quais se contam a harpa e vários instrumentos de percussão – um dos mais curiosos assemelha-se a um xilofone.
“É muito inspirador poder produzir música a partir do recurso mais importante do planeta: água. Água limpa e pura de um lago ou de um rio”, conta o músico à revista britânica Wired.
“Por outro lado, o gelo restringe aquilo que se pode, concretamente, fazer. Mas essas limitações podem ter um impacto muito positivo na música. Neste caso, o som do gelo e o clima são as condicionantes fulcrais. De certa forma, a Natureza determina tudo”, acrescenta Terjan.
Em cada atuação, os instrumentos são únicos; o facto de se derreterem facilmente na interação com os músicos, faz com que seja preciso fabricar novas peças para tocar.
O próximo concerto deste original duo de músicos tem lugar este fim de semana, em Londres, no palco da Somerset House.