Matt Ficarra, um norte-americano de 30 anos que ficou paraplégico em 2011, concretizou, o mês passado, um dos seus maiores sonhos: caminhar até ao altar no dia do seu casamento graças a um dispositivo robótico e a vários meses de treino.
Matt Ficarra, um norte-americano de 30 anos que ficou paraplégico em 2011, concretizou, o mês passado, um dos seus maiores sonhos: caminhar até ao altar no dia do seu casamento. Graças a um dispositivo robótico e a vários meses de treino, o noivo conseguiu andar até à atual esposa e emocionou todos os presentes.
O grande momento aconteceu a 18 de Outubro, quando Matt e a mulher, Jordan, deram o nó no Hotel Doubletree, em Siracusa, Nova Iorque. De acordo com o portal noticioso regional Syracuse.com, família e convidados não esconderam a surpresa quando o noivo passou, pelo próprio pé, em frente a todos eles, acompanhado por dois terapeutas mas caminhando de forma autónoma.
Matt, que perdeu o controlo dos membros inferiores depois de um acidente de barco há três anos, conseguiu andar e manter-se de pé durante a cerimónia graças a um dispositivo robótico denominado “Ekso”.
Trata-se de um equipamento portátil, alimentado a bateria, que é acoplado ao corpo dos pacientes e permite que se mantenham numa posição vertical e que caminhem com normalidade.
Durante vários meses, o noivo conduziu sete horas por semana até ao centro de reabilitação Good Shepperd, na Pensilvânia, e, depois, de volta a Nova Iorque, para treinar a utilização do dispositivo. Inicialmente, era apenas capaz de dar alguns passos, mas o trabalho árduo permitiu-lhe aumentar esta distância até cerca de um quilómetro.
Segundo Matt, o exoesqueleto biónico faz com que andar seja “incrivelmente natural”, razão pela qual está até a tentar, através de uma plataforma de financiamento coletivo, angariar fundos para comprar o seu próprio dispositivo com o objetivo de conquistar uma maior autonomia.
“É fantástico estar casado”, confessou, após a cerimónia. “Estou muito feliz por ter alcançado o meu objetivo de andar no meu casamento”, acrescentou o norte-americano que, durante o casamento, prometeu tomar sempre conta da noiva, Jordan, que descreveu como a sua “melhor amiga”.
Já a noiva, que o considera a sua “alma gémea”, o seu “companheiro e melhor amigo”, garantiu que o seu amor por Matt é “indescritível” e assegurou que o amará sempre, “quer ele esteja sentado ou de pé”.