Esta segunda-feira, na Praça do Rossio, Lisboa, há concertos de bombos e música cigana, danças africanas, desfiles de moda, teatro e uma exposição de stands de organismos nacionais e projetos europeus.
A Câmara Municipal de Lisboa, o Instituto Português da Juventude, o Ano Europeu do Voluntariado e a Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em risco são algumas das 16 organizações que estarão presentes, com o objetivo de apresentar as suas atividades e ofertas ao público.
No resto do país a data será assinalada com projetos escolares, dança, música, animações circenses, cinema e debates sobre temas como o emprego, políticas sociais, igualdade de oportunidades e luta contra a discriminação. A Rede de Centros Europe Direct organiza estas ações em parceria com os atores locais.
As celebrações do dia da Europa são uma parceria entre a Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, a Presidência do Conselho da União Europeia (Hungria) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa.
Dados históricos
No dia 9 de maio de 1950 Robert Schuman apresentou uma proposta de uma Europa organizada, que permitisse fortalecer as relações entre países europeus e garantir uma coexistência pacífica.
Esta que ficou conhecida como a “Declaração Schuman” havia de fundar as bases para a criação da União Europeia e marcar este dia como o “Dia da Europa” – uma oportunidade para desenvolver atividades que aproximem a Europa dos cidadãos.
Consulte aqui o programa do Dia da Europa.