por redação
A arte, como a solidariedade, não tem fronteiras. E a prova disso é um espetáculo de Dança Contemporânea que nos conta a história de Nisreen, uma refugiada síria, aos olhos de uma voluntária da PAR, interpretada pela Classe de Dança d’O Espaço. Este bailado irá decorrer dias 17 e 18 de Março, pelas 21h30, no Auditório do Colégio Pedro Arrupe, em Lisboa.
Este espetáculo conta a história de vida da de Nisreen, natural de Damasco, capital da Síria, onde vivia e estudava engenharia. Quando a sua faculdade foi bombardeada percebeu que tinha de partir. Passou por uma longa e solitária viagem pela Turquia e uma perigosa travessia marítima até chegar a Lesbos.
A ideia deste espetáculo surgiu a Rita Coelho, quando começou a ser voluntária da PAR, e por ter estado em contacto direto com vários refugiados na Grécia. Rita Coelho é médica, pediatra em formação. Movida pelo sonho humanitário, partiu em missão para a ilha de Lesbos, na Grécia, onde trabalhou como voluntária da Plataforma de Apoio aos Refugiados.
“Conhecer de perto a realidade dos refugiados mudou a minha maneira de olhar para o mundo e para a humanidade. Quando cheguei de missão, sentia uma grande responsabilidade de dar voz a estas histórias, mas uma dificuldade em traduzi-las por palavras, em ser fiel àquilo que testemunhei. As palavras não chegavam”, refere Rita Coelho.
Para ilustrar a história de Nisreen através da dança, Carolina Themudo, bailarina pela Escola Superior de Dança de Lisboa, foi a coreógrafa de serviço. É na dança contemporânea que encontra a sua forma de expressão privilegiada e, além de professora de dança n’ O Espaço, é também enfermeira.
Bilhetes à venda na Tickeline