Um grupo de engenheiros da Nigéria conseguiu dar autonomia a uma bateria de telemóvel com apenas um copo de água.
Um grupo de engenheiros da Nigéria conseguiu dar autonomia a uma bateria de telemóvel com um sistema alimentado a água. O sistema artesanal desenvolvido ao longo de três anos garante ao telemóvel entre 15 e 30 minutos de energia com apenas um copo de água.
Blackbeard Unidirectional Constant Turbine é o nome do projeto que funciona de forma semelhante à energia Maremotriz, obtida através da energia potencial das correntes. O sistema inovador aproveita a variação de temperatura da água para gerar eletricidade.
Os engenheiros garantem que o equipamento pode ser usado em qualquer altura do dia. Esta característica permitirá ao utilizador carregar a bateria previamente e fazer uso da sua energia quando quiser, onde quer que esteja.
O carregador artesanal deverá vir com uma bateria separada que pode ser conectada ao telemóvel através de uma entrada USB. O projeto já está concluído e está agora numa fase de aplicação aos mercados.
Este sistema poderá ter utilidade em países de África, onde mais de 200 milhões de habitantes não têm acesso a energia elétrica e onde, para carregar a bateria e fazer uso dos seus telemóveis, muitos habitantes africanos têm de deslocar-se a estações de energia e são obrigados a pagar pelo serviço.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]