O artigo disserta sobre a importância deste tipo de laços, numa altura em que as universidades têm pouco financiamento.
A Universidade Católica do Porto reforçou o contacto com os seus antigos estudantes através da comunidade 'Alumni', criada em 2009. Graças a esta aproximação, estes ex-alunos da universidade já doaram à instituição 25 mil euros de donativos para bolsas de estudo.
No entanto, “as atitudes estão a mudar de forma lenta mas efetiva”, acrescenta a responsável sublinhando que as universidades também têm muito “mais para oferecer, por exemplo ao nível da criação de parcerias” com os ex-alunos.
Segundo o texto do New York Times, o envolvimento das universidades com os antigos alunos “permite partilhar casos de sucesso” com os novos estudantes e também “ajudar a angariar alunos.”
“Os 'Alumni' são os nossos representantes na sociedade. Mesmo que não nos possam dar dinheiro, podem dar outras coisas”, explica Raquel Villero, da School of Management de Barcelona, também entrevistada pelo NYT.
O estabelecimento de Barcelona e a Technical University de Riga, na Letónia, são outros dos exemplos avançados pelo jornal nova-iorquino.
Clique AQUI para ler o artigo completo.