Investigadores do Conselho Superior de Investigações Cientificas (CSIC), em Espanha, apresentaram em Saragoça um sistema que elimina os tremores involuntários causados pelas doenças neuro-degenerativas como na doença de Parkinson ou Alzheimer.
Investigadores do Conselho Superior de Investigações Cientificas (CSIC), em Espanha, apresentaram em Saragoça um sistema que elimina os tremores involuntários causados pelas doenças neuro-degenerativas como na doença de Parkinson ou Alzheimer. O sistema está a ser testado em uma dezena de pacientes em Bruxelas e Valência. Consiste numa espécie de capacete repleto de sensores e elétrodos que lêem a intenção mental de mover o braço e estimulam eletricamente os músculos para contra-arrestar com o tremor involuntário.
“Quando os sensores registam uma mudança no córtex motor responsável pelo movimento disparam os atuadores que estimulam eletricamente os músculos. Assim suprimimos o tremor”, explica Eduardo Rócon, um dos investigadores do CSIC citado pelo jornal Publico.es.
Este especialista espera que em 2011 este protótipo possa passar à venda comercial, mas tudo dependerá do interesse da indústria em fabricá-lo. O protótipo é o resultado do projeto “Tremor” que envolveu universidades e empresas europeias.
O novos sistema irá ajudar a aumentar a qualidade de vida a muitos doentes que já não respondem a outros recursos para diminuir os tremores.