A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai oferecer duas bolsas de 200 mil euros cada para apoiar dois projetos de investigação nacional na área das lesões vertebromedular e das neuropatias degenerativas relacionadas com o envelhecimento.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai oferecer duas bolsas de 200 mil euros cada para apoiar dois projetos de investigação nacional na área das lesões vertebromedular e das neuropatias degenerativas relacionadas com o envelhecimento. A intenção foi anunciada esta terça-feira pelo provedor da Santa Casa, Pedro Santana Lopes.
Durante o Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, a decorrer no Estoril, o provedor, citado pela Lusa, sublinhou a “necessidade de dar respostas a uma população cada vez mais envelhecida para que viva mais, mas com melhor qualidade de vida e saúde”.
“É uma aposta fortíssima e ambiciosa na nossa comunidade científica na área das lesões na coluna e para a prevenção, tratamento e cura de doenças como Parkinson e Alzheimer”, afirmou Santana Lopes, acrescentando que a cada uma das duas bolsas de investigação será atribuído um valor de 200 mil euros, um apoio anual que se prolonga durante três anos.
De acordo com as informações avançadas, a atribuição da bolsa para investigação na área das lesões vertebromedular acontece já em Abril e o projeto relacionado com as doenças neurodegenerativas deverá arrancar no último trimestre do ano.
Segundo o responsável da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, esta é a primeira vez que a instituição aposta no investimento direito à investigação científica em Portugal, sendo que as verbas advêm dos prémios não reclamados dos jogos sociais que promovem.
“Os investigadores nacionais deparam-se com tantas dificuldades no desenvolvimento do seu trabalho que é importante este apoio, para que não só se tratem, mas também para que se investiguem as doenças”, sustentou Pedro Santana Lopes.
A iniciativa conta com o apoio da Universidade de Lisboa, da Universidade do Porto e do Centro de Neurocirurgia de Coimbra.
[Notícia sugerida por Ana Oliveira]