A Nestlé Portugal quer que os cereais que produz tenham uma incorporação de 100% de ingredientes nacionais.
A Nestlé Portugal quer que os cereais que produz tenham uma incorporação de 100% de ingredientes nacionais. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da companhia, António Reffóios, que destacou a necessidade de todos, em conjunto, Nestlé e fornecedores, trabalharem no sentido de atingir essa ambição no curto prazo.
“O nosso objetivo em termos de cereais, tal como na chicória e na cevada, é ter uma incorporação de 100% de produtos nacionais e não há nenhuma razão objetiva para que isso não aconteça”, afirmou Reffóios durante o “Encontro Rede de Fornecedores” promovido pela Nestlé.
Questionado pela Lusa, o responsável não avançou, no entanto, datas, uma vez que esta realidade “não depende exclusivamente da Nestlé”, mas também da capacidade dos produtores.
“Basta tentar perceber-se e replicar aquilo que já é feito, não partimos do zero, se há um conjunto de produtores nacionais que já o conseguem fazer é só tentar perceber quais são as condições que possam permitir que esta nossa ambição seja real”, explicou.
O diretor-geral da empresa garantiu que esta está “disponível para ajudar”, tal como fez com os produtores de cereais, “que já hoje estão a fabricar produtos sem pesticidas, em condições de qualidade equiparáveis às obtidas em França e Espanha, e que são aceitáveis do ponto de vista económico”.
“Dizer-se que queremos muito incorporar matérias-primas nacionais mas depois termos de pagar um prémio de 5%, 10%, 15% ou 20% não é uma equação que a companhia possa colocar”, concluiu Reffóios.