A marca SoleRebels colocou um negócio familiar nas bocas do mundo. A designer Bethlehem Alemu é a fundadora da marca que emprega, neste momento, 200 pessoas de uma vila carenciada da Etiópia. Os seus produtos chegam diretamente aos grandes comerciant
A marca SoleRebels colocou um negócio familiar nas bocas do mundo. A designer Bethlehem Alemu é a fundadora da marca que emprega, neste momento, 200 pessoas de uma vila carenciada da Etiópia. Os seus produtos chegam diretamente aos grandes comerciantes, como a Amazon.com e têm tido sucesso em todo o mundo. “Fundei este negócio para poder ajudar a minha comunidade e para fazer algo de bom pelo mundo”, diz Bethlehem Alemu, em entrevista à CNN.
A produção do calçado SoleRebels criou postos de trabalho na vila de Zenabwork, em Addis Ababa, onde um grupo de mulheres recuperadas da lepra – uma doença comum entre a população local – tem a oportunidade de obter rendimentos através dos seus dotes na tecelagem e nos trabalhos de costura e bordado manual.
A marca apresenta produtos fabricados a partir dos recursos locais, cuja pegada ecológica é muito reduzida, mantendo os níveis de emissão de dióxido de carbono a um mínimo. Alguns dos modelos de calçado são conseguidos a partir da reciclagem de antigos pneus, por exemplo.
Além disso, a SoleRebels anuncia que os seus trabalhadores auferem remunerações justas, quatro a cinco vezes superiores ao salário mínimo da Etiópia.
“Tornando o mundo num sítio melhor, um passo de cada vez” – é este o lema da marca criada por Bethlehem Alemu, uma mulher de negócios, mas também orgulhosa das suas origens: “As pessoas desta vila são boas pessoas, quero crescer com elas, quero acompanhá-las. Todas elas merecem muito melhor”, diz à CNN.