A NearUS, lançada em Novembro de 2014, é uma plataforma de interatividade em eventos e locais, isto é, permite a comunicação anónima entre as várias pessoas presentes num dado evento.
A ferramenta, que pode funcionar como um instrumento de 'marketing' local para organizadores de eventos, possibilita, por exemplo, aos utilizadores escolher a próxima música durante um concerto ou o melhor jogador num determinado jogo de futebol.
A “NearUs” não requer registo prévio e pode ser, ao mesmo tempo, uma forma de promover marcas ou patrocinadores, explica um comunicado divulgado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
A aplicação, que já alcançou os 10 mil utilizadores, é de utlização fácil: basta apenas escolher o raio de localização (que varia entre 100 a 5 mil metros), criar ou entrar numa sala de conversa e escolher um nickname.
A partir daí, os utilizadores ficam aptos a partilhar mensagens e imagens e a votar para tomar decisões em relação a eventos já abertos naquela plataforma. Esta aplicação está disponível para download gratuito nas lojas Google Play e AppStore.
Atualmente, André Freitas, Rui Peixoto e Tiago Serra, os responsáveis pelo projeto, já estão a fechar parcerias com diversas marcas, esperando estar presente em eventos já no próximo Verão. A NearUS está localizada numa 'startup' em Barcelos, expandindo-se recentemente até Amesterdão.
Durante três dias, o EU Mobile Challenge recebeu mais de 93 mil pessoas de mais de 200 países em todo o mundo. Este evento é paralelo ao Mobile World Congress, considerado o maior congresso de aplicações móveis do mundo.
Notícia sugerida por Maria da Luz