O surfista havaiano especialista em ondas gigantes, Garret McNamara, de 42 anos, esteve este domingo na praia do Norte na Nazaré onde ficou impressionado com as ondas de 9 metros proporcionadas pelo chamado “canhão da Nazaré”.
“Não consigo descrever, estamos no topo da onda, mas esta torna-se pequena rapidamente. O “canhão” faz com que as ondas sejam maiores”, revela McNamara à TVI24.
“Tudo se resume ao peso da onda. Parece que estamos a saltar de uma parede gigante, mas nunca se sobrevive a saltos de paredes tão altas como estas ondas”, contou o surfista que prolongou a sua estadia em Portugal até ao fim de novembro para avaliar o potencial das ondas da Nazaré.
McNamara viajou para a Nazaré a convite da câmara local e espera vir a organizar um torneio daqui a dois anos desta modalidade, chamada “Surf Tow In” (surf rebocado por motas de água).
De acordo com a Câmara da Nazaré “a iniciativa “The North Canyon Show by Garrett McNamara” insere-se na estratégia de promoção internacional da Praia do Norte enquanto destino privilegiado para a prática de desportos de grandes ondas, levada a cabo pela empresa municipal “Nazaré Qualifica””.
Garret McNamara teve como anfitrião José Gregório, um dos mais conceituados surfistas portugueses de grandes ondas. Pode saber mais sobre a estadia de McNamara no blogue “Nazaré North Canyon”.
O Canhão da Nazaré é um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e que atinge os cinco quilómetros de profundidade.
Pode ver um vídeo de McNamara a surfar o “canhão da Nazaré” seguindo este link.
Garret Macnamara e Gregório na Nazaré – Novembro 2010 from surftotal tv on Vimeo.