Este projeto resulta de uma parceria da Fundação para a Ciência a Tecnologia (FCT) com várias entidades, tais como a Direção Geral da Educação ou a Microsoft Portugal. O objetivo da iniciativa é educar os utilizadores da internet e alertar para os comportamentos de risco.
Em declarações à agência Lusa, o gestor do projeto na FCT (entidade coordenadora do projeto), Nuno Moreira, explica que o site terá uma nova imagem e organização.
“É um website novo, tem uma nova imagem, está organizado de uma forma relativamente diferente, vai ter mais funcionalidades e ainda traz estudos e estatísticas sobre segurança online”, afirma Nuno Moreira.
Como principais comportamentos de risco, o gestor do projeto referiu o esquecimento na verificação das definições de privacidade no Facebook, a forma de encerramento do perfil, a verificação do funcionamento do antivírus e os emails com links dúbios que podem contaminar os computadores.
Para além da imagem renovada, os conhecimentos dos utilizadores do site poderão ser testados seguindo critérios específicos, como a faixa etária e interesses comuns.
Adicionando à oferta que o site traz, o Internet Segura também desenvolve campanhas de informação pelo país e tem as linhas de apoio Alerta e Ajuda que têm tornado Portugal um país “cada vez mais seguro” em relação ao uso da Internet.
Clique AQUI para visitar o Internet Segura.