Pelo 2.º ano consecutivo, a aldeia de Cabeça organiza uma festa de Natal 100% ecológica e sustentável apostando apenas em elementos da natureza como folhas, musgo e pinhas. A festa decorre de 29 de Novembro a 4 de Janeiro.
Pelo 2.º ano consecutivo, a aldeia de Cabeça organiza uma festa de Natal 100% ecológica e sustentável apostando apenas em elementos da natureza como folhas, musgo e pinhas. A festa “
Cabeça, Aldeia de Natal” decorre de 29 de Novembro a 4 de Janeiro.
A iniciativa “Cabeça, Aldeia Natal” resulta de uma candidatura submetida pelos habitantes da aldeia ao Concurso “Seia, Comunidade Participativa”, que desafiou os munícipes a apresentarem ideias ambientais com interesse coletivo. A proposta de Cabeça foi vencedora, tendo recebido do Município o prémio devido de 5.000 euros.
Durante a época natalícia, esta aldeia de xisto, que é a primeira aldeia totalmente iluminada com luzes LED do país, exibe uma decoração ecológica alusiva ao natal com grinaldas de folhas, corações concebidos com musgo e lã da serra da Estrela, estrelas feitas de desperdícios das florestas e uma árvore de Natal feita de agulhas de pinheiro e pinhas.
Numa parceria com especialistas em ecodesign da empresa Produção-Gil& Alberto, a população da aldeia desenvolveu os materiais que enfeitam a aldeia de Natal com recurso a elementos naturais, excedentes agrícolas e florestais e lã da Serra da Estrela.
A visita à aldeia é ainda complementada com tasquinhas de produtos regionais, artesanato, animação de rua e experiências inspiradas na história, saberes e sabores da serra da Estrela.
Depois da experiência positiva do ano passado, “a comunidade está empenhada na operacionalização da iniciativa, trabalhando diariamente e voluntariamente na conceção dos enfeites que vão vestir a Aldeia de Natal, que este ano verá a sua área de abrangência alargada”, sublinha a autarquia de Seia em comunicado de imprensa.
Notícia sugerida por Vítor Fernandes
Comentários
comentários