A seleção portuguesa sénior jovem de natação apresentou-se ao mais alto nível no Open do Luxemburgo. Além de marcarem presença em todas as finais possíveis, os atletas nacionais trouxeram para Portugal um total de 21 medalhas.
A seleção portuguesa sénior jovem de natação apresentou-se ao mais alto nível no Open do Luxemburgo. Além de marcarem presença em todas as finais possíveis, os atletas nacionais trouxeram para Portugal um total de 21 medalhas: oito de ouro, nove de prata e quatro de bronze.
A prova terminou este domingo, dia em que Ana Neto (800m livres), Cátia Martinheira (200m costas) e Victoria Kaminskaya (200m estilos) conquistaram a medalha de ouro para Portugal nas respetivas distâncias, ao passo que a também portuguesa Diana Durães garantiu a prata nos 200m estilos.
Ainda na jornada matinal do último dia de competição, Paula Oliveira conquistou o ouro nos 100m bruços, seguida de perto por Victoria Kaminskaya, que foi segunda classificada, somando mais uma medalha, desta feita de prata, para a seleção nacional.
Durante a tarde, as nadadoras Cátia Martinheira (50m costas) e Ana Neto (200m livres) garantiram outras duas medalhas de prata, enquanto Ricardo Mestre (400m livres) e Diana Durães (200m livres) fecharam a contagem com duas medalhas de bronze.
De realçar que, no Open de Luxemburgo, a nadadora Ana Neto assinalou ainda, segundo a Federação Portuguesa de Natação (FPN), um novo recorde nacional absoluto nos 400m livres, ultrapassando, com 4.19.75 minutos, a marca de Ana Alegria, que há 17 anos era a recordista.
Ana Neto estabeleceu ainda um novo recorde na competição nos 800m livres (8.56,76 minutos) e também Ana Marta Miranda assinalou um novo recorde neste Open ao concluir a distância de 400m estilos em 5.04,75 minutos.
No total, os 10 nadadores que participaram no Open do Luxemburgo bateram 16 recordes pessoais.