Arseniy Lavrentyev conquistou, no passado domingo, para Portugal, a medalha de prata na prova de 25km no Campeonato da Europa de Águas Abertas que decorreu em Piombino, na Itália.
Arseniy Lavrentyev conquistou, no passado domingo, para Portugal, a medalha de prata na prova de 25km no Campeonato da Europa de Águas Abertas que decorreu em Piombino, na Itália. O nadador, nascido na Ucrânia mas naturalizado português em 2008, obteve um resultado histórico para a natação nacional ao garantir a primeira medalha para o país na disciplina de Águas Abertas e a quarta na história da modalidade.
Lavrentyev ficou em segundo lugar na prova, com o tempo de 5:04:05.4, posicionando-se apenas atrás do búlgaro Petar Stoychev que, com 5:04:02.3, assegurou o ouro. O francês Axel Reymond (5:04:06.3) completou o pódio, levando para casa a medalha de bronze.
De acordo com a Federação Portuguesa de Natação (FPN), o internacional luso ocupava o 14º posto na primeira volta, tendo subido para 11º na segunda, posição que manteve. Na quarta passagem caiu para 13º e, a partir da quinta volta, começou a subir: primeiro de 9º para 5º e, depois, para 3º.
Tendo lutado pelo ouro “até à última braçada”, sublinha a FPN, Lavrentyev acabou por se sagrar vice-campeão europeu, numa prova em que participaram 22 nadadores, cinco dos quais não terminaram.
O atleta, que representou Portugal pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, afirmou que a conquista da prata é “um sonho realizado”, mostrando-se ainda incrédulo com o feito no final da prova. “Eram 22 nadadores muito fortes e a prova apresentava-se muito competitiva. Pensei que poderia ficar nos seis primeiros, mas quando entrei na 9ª volta acreditei na medalha”, confessou.
“[Dedico o troféu] a toda a minha família, à minha esposa, ao meu treinador e a todas as pessoas que acreditaram em mim e me ajudaram ao longo da minha carreira”, acrescentou ainda o nadador que, após ter estado em Londres nos Olímpicos de 2012, vai agora “para Paris em lua-de-mel”.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]