Percorreu os 50 metros em 1.39,16 minutos. Terminou atrás do israelita Itzahk Mamistvalov (1.08,22) e do grego Christos Tampaxis (1.21,45), medalhas de ouro e prata, respetivamente.
João Martins conquistou medalhas nos Jogos Paralímpicos de Atenas2004, em Pequim2008 e partiu para a piscina do complexo Pieter van den Hoogenband com o terceiro melhor tempo, que acabou por confirmar.
O nadador é assim aos 40 anos o nadador mais medalhado no ativo, em Portugal, conforme refere o jornal Record. João Martins, que sofre de paralisia cerebral, precisa de ter o auxílio de duas pessoas, que o acompanham sempre e o ajudam a entrar e sair da piscina.
O bronze de João Martins fechou o primeiro dia de competição para os nadadores portugueses, sem que nenhum tivesse conseguido presença nas finais.
Hoje, segunda-feira, estarão em prova Simone Fragoso, David Grachat, Emanuel Gonçalves, João Martins, João Correia e a estafeta 4×100 livres.
Caso se qualifiquem nas eliminatórias da manhã, os atletas portugueses disputarão as finais à tarde.
São oito os atletas que vão representar Portugal nos Campeonatos do Mundo de Natação Adaptada, que se disputam entre 15 e 21 de agosto, e nos quais participam 659 nadadores de um total de 55 países.
Nos Mundiais de 2006, que decorreram em Durban, na África do Sul, Portugal conquistou sete medalhas: uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze.
A natação adaptada é praticada por atletas com deficiências visuais e locomotoras (motoras e paralisia cerebral).
Pode seguir os resultados em direto na página oficial dos mundiais a decorrer na Holanda.