No total, o prestigiado astrofotógrafo já teve 36 fotos da sua autoria (a maior parte registadas em Portugal) destacadas naquele site da NASA, que tem por objetivo divulgar as melhores fotografias de diversos ramos da ciência, desde a botânica, à astronomia.
Desta vez, a foto que mereceu destaque foi obtida na reserva Dark Sky, na região do Alqueva, e revela o céu noturno iluminado com tons de amarelo e verde devido a um fenómeno conhecido como “Airglow” (Luminescência noturna, em português) que acontece devido à presença de átomos de sódio e oxigénio na atmosfera terrestre.
Segundo o site oficial do astrofotógrafo, a imagem foi capturada no lago do Alqueva, perto da Ermida de São Pedro, em Mourão. Além da luminescência, é possível identificar, na fotografia, a constelação de Cassiopeia e, mais ao centro, a galáxia Andrómeda M31, situada na constelação de Andrómeda.
As imagens de Miguel Claro têm percorrido o mundo, tendo sido publicadas em livros e nas mais prestigiadas revistas internacionais da especialidade. As suas fotografias têm também merecido distinção em prestigiados concursos internacionais como Picture of the Day e o Lunar Photo of the Day.
Notícia sugerida por Maria Pandina