A NASA, agência espacial norte-americana, divulgou a primeira fotografia de Mercúrio tirada a partir da própria órbita pela sonda Messenger que captou mais de 360 imagens durante seis horas ao planeta que é o mais próximo do Sol.
“Este é um feito importante para toda a equipa e abre uma nova era de descoberta planetária”, disse Sean Solomon, engenheiro de sistemas da missão da Messenger, numa teleconferência conferência de imprensa realizada quarta-feira com a NASA.
A primeira fotografia, a preto e branco, mostra uma paisagem árida do sul de Mercúrio, um planeta coberto de crateras.
Uma das crateras, de 85 quilómetros de diâmetro, a Debussy, foi causada pela colisão de um meteoro, e forma uns raios brancos visíveis na fotografia.
Ao lado surge a cratera Matabei, com 24 quilómetros de diâmetro, caraterizada por raios escuros.
A NASA espera que estas imagens captem áreas de Mercúrio nunca antes observadas pela sonda Messenger durante as três aproximações que fez ao planeta.
A sonda Messenger entrou em órbita com Mercúrio a 17 de março, mais de seis anos e meio depois do seu lançamento a partir da Terra e depois de três aproximações ao planeta.
Segundo Sean Solomon, a nave consegue captar 1500 imagens por dia e os cientistas estão particularmente interessados em determinar se as crateras de Mercúrio podem conter água.
[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes]