A NASA divulgou, esta semana, as primeiras imagens de uma aurora boreal em movimento vista do espaço.
A NASA divulgou, esta semana, as primeiras imagens de uma aurora boreal em movimento vista do espaço. As fotografias foram capturadas pela agência espacial norte-americana e agregadas com recurso à técnica fotográfica conhecida por “time-lapse”.
Ao longo dos anos muitas imagens deste fenómeno de luzes e cor foram registadas, mas esta é a primeira vez que são dadas a conhecer imagens que aparentam estar em movimento devido à combinação de centenas de estáticas (cerca de 500 por vídeo) recolhidas pela Estação Espacial Internacional.
A ideia de recorrer a esta técnica de combinação foi de uma das cientistas da agência espacial, Melissa Dawson, que se lembrou da possibilidade o Verão passado ao ver imagens captadas a cada três segundos quando a Estação passava pela costa ocidental do continente americano.
A aurora boreal é um fenómeno ótico que resulta do impacto entre as partículas de vento solar e a poeira espacial que se encontra na Via Láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre, sendo, por norma, visível nas regiões polares.
Clique AQUI para ver vários vídeos feitos pela NASA com recurso ao time-lapse de fotografias captadas a partir do espaço.