Cientistas da NASA descobriram com a ajuda do telescópio espacial Kepler seis planetas constituídos por uma massa de rocha e gases que orbitam uma estrela semelhante ao sol, conhecida como Kepler-11, que se localiza a 2000 anos-luz da Terra.
“O sistema planetário do Kepler-11 é impressionante”, afirma Jack Lissauer, cientista da NASA que qualifica o Kepler-11 como o sistema planetário mais completo descoberto até agora para além do nosso.
Os cinco dos planetas agora descobertos estão muito próximos da sua estrela e percorrem a sua órbita completa em 10 a 47 dias. O sexto planeta, mais longe da estrela, percorre a sua órbita em 118 dias.
O telescópio espacial vai continuar a enviar dados científicos sobre este novo sistema planetário até concluir a sua missão, em 2012. Quanto mais tempo estiver operacional melhor os cientistas poderão estimar as dimensões e massa destes planetas ou até descobrir um sétimo planeta.
“Vamos aprender uma quantidade fantástica de informação sobre a diversidade dos planetas no universo, à volta das estrelas da nossa galáxia”, conta o mesmo responsável citado em comunicado da NASA.