Preocupada com os boatos que se têm espalhado na Internet acerca do fim do mundo - que, segundo as informações que vêm circulando, aconteceria a 21 de Dezembro de 2012, a NASA garantiu que o mundo não vai acabar este mês.
Preocupada com os boatos que se têm espalhado na Internet acerca do fim do mundo – que, segundo as informações que vêm circulando, aconteceria a 21 de Dezembro de 2012, a NASA garantiu, no seu site oficial, que o mundo não vai acabar este mês.
“Rumores falsos que declaram que o mundo vai acabar em 2012 têm-se tornado comuns online”, pode ler-se na página da agência espacial norte-americana. “Muitos destes rumores envolvem o facto de o calendário Maia terminar em 2012 (o que não vai acontecer), um cometa a causar efeitos catastróficos (definitivamente não) ou um planeta escondido a colidir com a Terra (não e não) e há vários outros”, declara a entidade.
“O mundo não vai acabar no dia 21 de Dezembro de 2012 ou em qualquer outro dia deste ano”, assegura a NASA. A agência espacial lamenta ainda o facto de “infelizmente, estes rumores terem deixado muita gente em pânico, especialmente crianças”. De acordo com a publicação, a NASA tem recebido milhares de cartas demonstrando preocupações em relação ao possível apocalipse.
David Morrison, astrónomo planetário e cientista que responde a questões do público sobre astrobiologia, conta que, “pelo menos uma vez por semana”, recebe mensagens de jovens – “tão jovens como crianças de 11 anos” – que dizem “estar doentes ou a pensar em suicídio por estar a aproximar-se o dia do Juízo Final”.
A história terá começado com teorias que defendiam que o Nibiru, um suposto planeta descoberto pelos Sumérios, estaria a avançar em direção à Terra. A colisão foi, inicialmente, prevista para 2003, mas nada aconteceu, explica a NASA.
Como tal, “a data do 'Juízo Final' foi transferida para Dezembro de 2012 e associada ao fim de um dos ciclos do Calendário Maia no Solstício de Inverno deste ano, o que explica a defesa do fim do mundo no próximo dia 21”, esclarecem os cientistas.
Na mesma nota (para ler AQUI), a NASA deixa ainda um link para o espaço onde é possível colocar questões àquele especialista e dois vídeos explicativos feitos com a intenção de acalmar a população mundial.
De realçar que a agência espacial norte-americana criou também uma secção especial no site onde responde às perguntas mais frequentes sobre o eventual fim do mundo e que pode ser consultada integralmente AQUI (em inglês).
Governo russo tenta também tranquilizar a população
Uma posição semelhante foi, esta semana, adotada pelo Governo da Rússia, que decidiu “avisar” os cidadãos mundiais de que o mundo não vai acabar. Ao tomar conhecimento de situações de desespero no país – com pessoas a armazenarem bens em grandes quantidades para tentar sobreviver -, o ministro responsável emitiu uma mensagem.
A imprensa estrangeira escreve que o governante assegurou ter acesso a “métodos de monitorização do que está a acontecer na Terra” e que pode dizer, com confiança, de que nada do que está previsto vai acontecer. Na mesma ocasião, um oficial da Igreja falou também à população para tentar acalmar os ânimos.
Líderes maias falam em “novo ciclo” em vez de “morte”
Saliente-se que, recentemente, três líderes espirituais maias declararam também que a profecia maia para 21 de Dezembro não é de “morte” mas sim de um “novo caminho”.
Rosalina Tuyuc, Faviana Cochoy Alva e Pedro Celestino Yac Noj, que se reuniram em Havana, Cuba, para uma conferência sobre o tema, asseguraram que, neste dia, estaria descartada a ocorrência “do fim do mundo” conforme a profecia atribuída aos antigos maias.
Segundo estes guias espirituais, a 21 de Dezembro será concluído um ciclo de 400 anos e, no dia seguinte, surgirá um novo ciclo, que definem como de “maior harmonia entre a humanidade, a mãe natureza e o universo”.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes e Patrícia Guedes]