Um telescópio da NASA fotografou uma nuvem espacial cuja forma se assemelha a uma mão. Constituída a partir do material ejetado por uma estrela que explodiu, a nebulosa com cerca de 150 anos de luz foi apelidada de 'Mão de Deus' e fotografada em raio
Um telescópio da NASA fotografou uma nuvem espacial cuja forma se assemelha a uma mão. Constituída a partir do material ejetado por uma estrela que explodiu, a nebulosa com cerca de 150 anos de luz foi apelidada de 'Mão de Deus' e fotografada, pela primeira vez, em raio-X de alta energia.
A nuvem foi gerada pela estrela PSR B1509 que, ao girar sete vezes por segundo, dispara um vento de partículas através do material que ejeta durante a sua morte. Estas partículas interagem com o campo magnético ao redor do material libertado, fazendo-o brilhar com a energia do raio-X. O resultado é a imagem de uma mão aberta.
Esta gigante mão cósmica tem pelo menos 1.700 anos de idade e é constituída por inúmeros eletrões e iões. Segundo a NASA, falta, agora, descobrir se as partículas da nebulosa estão a interagir com o material de uma maneira específica para fazê-lo parecer-se com uma mão, ou se o material é de facto a forma de uma.
A imagem captada pelo telescópio NuSTAR mostra ainda uma nuvem vermelha que os cientistas julgam ter sido criada pelo vento emitido pela nebulosa.
Este é o segundo caso do género captado pela NASA, depois de, em 2009, a agência espacial norte-americana ter já assistido a um fenómeno idêntico.
Notícia sugerida por Elsa Martins e Patrícia Guedes