A sonda Cassini, da agência espacial norte-americana NASA, que está na órbita de Saturno há mais de oito anos, acaba de oferecer aos amantes da astronomia uma nova e "gloriosa" visão do planeta e dos seus anéis.
A sonda Cassini, da agência espacial norte-americana NASA, que está na órbita de Saturno há mais de oito anos, acaba de oferecer aos amantes da astronomia uma nova e “gloriosa” visão do planeta e dos seus anéis. Além de encantar pelo seu “esplendor visual”, esta visão vai permitir aos cientistas estudar melhor o seu sistema de anéis e fenómenos atmosféricos.
De acordo com a NASA, imagens como a que agora foi divulgada só podem ser captadas quando o Sol está “atrás” do planeta, o que a torna extremamente rara – a última vez que a Cassini captou algo do género foi em 2006, quando a agência espacial compilou uma série de imagens num mosaico processadas para ficarem com uma aparência natural em termos de cor.
“De todas as imagens gloriosas que temos recebido de Saturno, nenhumas são tão impressionantes e incomuns como as que são tiradas a partir da sua sombra”, salienta Carolyn Porco, investigadora da equipa da Cassini, em comunicado.
O novo mosaico reúne um total de 60 imagens e foi divulgado como forma de celebrar esta época festiva. No entanto, a Terra não está visível na imagem: tal como o Sol, o nosso planeta está escondido atrás de Saturno.
O facto de ter sido tirada num momento em que a sonda estava mais perto deste planeta permite, ainda assim, observar mais detalhes dos anéis do que aquelas que foram captadas anteriormente.
Clique AQUI para visualizar a fotografia divulgada pela NASA em alta resolução.