A NASA divulgou esta semana imagens inéditas do sol tiradas pelo novo telescópio espacial concebido para observar e estudar o sol de perto. As imagens conseguidas mostram em detalhe a superfície explosiva da estrela e tempestades solares.
“Estas primeiras imagens mostram um sol dinâmico como nunca vi em 40 anos de investigação solar”, afirmou Richard Fisher, um dos responsáveis do Observatório Solar Dynamics (SDO).
“O SDO irá mudar o nosso entendimento do sol e dos seus processos que afetam as nossas vidas e a sociedade. Esta missão terá um grande impacto na ciência, semelhante à que teve o telescópio Hubble na astrofísica”, adiantou o mesmo investigador.
Lançado em Fevereiro, o SDO é o telescópio espacial mais avançado concebido especialmente para estudar o sol. Na missão de cinco anos que se seguem irá examinar o campo magnético do sol, como aparece na imagem acima, e ajudar a entender o papel que desempenha na química da atmosfera e do clima.
Os investigadores esperam ainda debruçar-se sobre os fenómenos de tempestades na superfície do sol e como estas afetam a atmosfera da Terra.
Imagens de 30 de março 2010, erupção solar captada pelo SDO. Crédito: NASA/Goddard