A nova imagem de Marte dada a conhecer pela NASA é "a melhor coisa a seguir a estar lá". É assim que a agência espacial norte-americana descreve a panorâmica divulgada esta semana.
A nova imagem de Marte dada a conhecer pela NASA é “a melhor coisa a seguir a estar lá”. É assim que a agência espacial norte-americana descreve a panorâmica divulgada esta semana e construída a partir de um total de 817 fotos captadas pelo veículo espacial Opportunity.
O lançamento da imagem surge como uma forma de homenagear dois momentos importantes na história da NASA, nomeadamente a celebração do 3.000º dia do Opportunity em Marte e dos 15 anos de presença robótica da agência espacial em território marciano.
De acordo com a NASA, a imagem é apresentada com cores falsas “para enfatizar as diferenças existentes entre os materiais retratados”, tendo sido obtida através da junção de fotografias tiradas entre 21 de Dezembro de 2011 e 8 de Maio de 2011, quando o Opportunity permaneceu estacionado junto da cratera Endeavour.
“A visão fornece-nos um conteúdo muito rico em termos geológicos e químicos e uma visão incrivelmente detalhada da maior cratera de impacto que já encontrámos”, salientou Jim Bell, cientista que está a coordenar o projeto, em comunicado.
Para a captação das imagens o robô, que se encontra em Marte desde 2004, usou a sua câmara panorâmica – a Pancam – que lhe permitiu explorar o terreno agreste durante o inverno marciano.
Clique AQUI para ver a imagem completa.
[Notícia sugerida por Elsa Martins]