Em Março, quatro telescópios da NASA conseguiram registar o clarão solar com maior precisão de sempre na história da astronomia.
Em Março, quatro telescópios da NASA conseguiram registar o clarão solar com maior precisão de sempre na história da astronomia. O feito conseguido no dia 29 daquele mês, graças à conjugação de observações obtidas pelos equipamentos, cujo resultado deu a conhecer um clarão solar de tipo X.
Trata-se do maior tipo de clarão existente, capazes de criar tempestades radioativas, bem como produzir auroras e afetar os voos daqueles que passam pelos polos norte e sul.
Embora, por norma, haja vários observatórios espaciais focados permanentemente no Sol, nunca antes se tinha dado a coincidência de captarem, simultaneamente, um clarão solar com tamanha precisão.
A notícia é avançada pela agência Lusa, segundo a qual os dados recolhidos vão permitir aos cientistas da NASA entender melhor como se processam todas estas grandes explosões que levam à formação dos clarões solares.
Comentários
comentários