Os quatro planetas rochosos levam entre 5 e 24 dias a orbitar a estrela K2-72, localizada a 181 anos-luz em direção à constelação de Aquário. Dois deles apresentam níveis de irradiação semelhantes aos da Terra.
A descoberta foi feita com a ajuda da sonda espacial Kepler e de telescópios terrestres, incluindo quatro que se encontram no cume do Mauna Kea, no Havai.
A deteção é feita através da medição de quedas subtis no brilho das estrelas, um fenómeno que é causado pela passagem de um planeta. Os resultados já foram publicados no “Astrophysical Journal Supplement”.
A listagem inicial contava com 197 candidatos, dos quais 104 estão confirmados como planetas fora do Sistema Solar, ou seja, exoplanetas.
Kepler já detetou mais de 1.000 exoplanetas
Desde a sua atividade, a sonda já detetou e identificou mais de 1.000 exoplanetas (planetas que orbitam outros astros que não o Sol) em mais de 440 sistemas solares.
O primeiro exoplaneta orbitando uma estrela semelhante ao Sol foi descoberto em 1995, através de dados obtidos pelo telescópio do Observatório Haute-Provence, França.
Notícia sugerida por Elsa Martins