O acordo foi assinado no final de Março e será válido por esta legislatura, avançou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, à Lusa.
O programa arranca ainda em 2016, mas faltam definir datas para o início dos estágios. Durante os próximos meses será lançado o primeiro concurso pela FCT.
O acordo com a NASA foi definido no âmbito do programa de cooperação científica e tecnológica assinado entre Portugal e os Estados Unidos da América (EUA).
Parceiros científicos, tecnológicos e académicos
Manuel Heitor e Paulo Ferrão, presidente da FCT, estiveram nos EUA entre os dias 28 de Março e 1 de Abril para reforçar os laços de cooperação científica entre os dois países.
O programa focou-se nas áreas do clima, alterações climáticas, energia e oceanos, com especial foco no oceano Atlântico – onde o posicionamento estratégico do arquipélago dos Açores poderá dar origem a uma estação internacional de investigação.
Cooperação reforça bolsas Fullbright
Além do programa de estágios com a NASA, Portugal também vai ter participação reforçada no programa de bolsas Fullbright. O acordo de cooperação entre os dois países prevê estímulos para encorajar estudantes norte-americanos a fazer investigação em Portugal.
Durante a estadia, o Ministro e o presidente da FCT também visitaram a Universidade de Carnegie Mellon, onde discutiram a reorientação do Programa Carnegie Mellon Portugal.