Se o seu sonho é passar os dias na cama sem fazer nenhum e se vive nos Estados Unidos, a NASA tem uma proposta irrecusável para lhe fazer. A agência espacial norte-americana está à procura de voluntários para ficarem 70 dias deitados... e paga 13 mil
Se o seu sonho é passar os dias na cama sem fazer nenhum e se vive nos Estados Unidos, a NASA tem uma proposta irrecusável para lhe fazer. A agência espacial norte-americana está à procura de voluntários para ficarem 70 dias deitados… e paga 13 mil euros pela experiência.
O objetivo é estudar o efeito que a ausência de gravidade causa no corpo humano e que será semelhante ao que acontece quando estamos deitados com as pernas ligeiramente acima do nível da cabeça.
“Ficar deitado em descanso causa alterações a nível do corpo semelhantes às que ocorrem durante as longas viagens sem gravidade, no espaço. Este estudo vai ajudar os investigadores a perceberem de que maneira o corpo dos astronautas muda em situações sem gravidade”, explica a NASA na página de recrutamento.
Segundo a agência espacial, os candidatos selecionados terão de ficar deitados, com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça, durante 70 dias, 24 horas por dia, sem sair da cama, exceto em breve períodos em que serão feitos alguns testes.
Um dos investigadores que lidera o estudo disse à revista Forbes que a NASA vai pagar 18 mil dólares (cerca de 13 mil euros) a quem for selecionado para esta experiência, sendo que os participantes podem, apesar de estarem presos à cama, ver televisão, falar ao telefone, ler ou utilizar o computador.
Embora possa parecer um desafio simples, o mesmo responsável avisa que os candidatos serão sujeitos a rigorosos testes físicos e psicológicos, antes de serem selecionados.
Apesar de permanecerem deitados na cama, os participantes vão realizar, durante hora ou hora e meia por dia, exercícios aeróbicos recorrendo a aparelhos que podem ser utilizados nessa posição. O objetivo é criar um novo programa de exercícios para melhorar a massa muscular, os ossos e o aparelho cardiovascular dos astronautas.
Clique
AQUI para saber mais sobre este programa.
Comentários
comentários