O Refilador é um “serviço público para pessoas” e resulta de um projeto de intervenção urbana em torno da ideia de “useless” (inútil). Este foi o tema da edição deste ano da Experimentadesign, que trouxe a Lisboa figuras influentes da arquitetura e design internacional. O evento ocorreu no fim de Setembro e, um dos projetos que dele resultaram foi o Refilador.
O Refilador não é nada mais que uma linha telefónica acessível a qualquer pessoa que queria deixar uma mensagem, refilar com alguém ou simplesmente perceber do que se trata o serviço.
“É um projeto experimental de design social em formato linha telefónica que questiona a ideia da (in)utilidade da sua própria existência no atual enquadramento socioeconómico repleto de material “refilador”. Atua como agent provocateur de interação que desafia ao ato de refilar e reflete sobre a sua função e mais-valia social”, explicam os autores no site do EXD'11.
A linha está aberta desde a meia-noite de 28 de Setembro com o convite “Liga e deixa a tua mensagem”. A identificação dos “refiladores” não é revelada, pelo que qualquer um pode dizer o que lhe vier à cabeça sem medo de represálias. A chamada tem o custo normal de uma chamada para números fixos.
A linha nasce do atual enquadramento socioeconómico repleto de material “refilador”, explicam os organizadores na sua página do Facebook. Até ao fim de Novembro, a linha está disponível para qualquer tipo de reclamação.
Para aceder à página do facebook, clique aqui.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]