O nadador português João Vaz sagrou-se, a semana passada, vice-campeão do mundo de 400 metros estilos e 200 metros bruços durante o Campeonato do Mundo DSISO para nadadores com Síndrome de Down, que decorreu no México.
O nadador português João Vaz sagrou-se, a semana passada, vice-campeão do mundo de 400 metros estilos e 200 metros bruços durante o Campeonato do Mundo DSISO para nadadores com Síndrome de Down, que terminou na sexta-feira em Morelia, no México.
O atleta do Sporting Clube de Portugal, com trissomia 21, conquistou a medalha de prata nos 400 metros estilos logo no primeiro dia de competição, conseguindo uma marca de 6m59,95s, a escassos oito segundos do australiano Stephen Donovan, que assegurou o ouro, e à frente do canadiano Matthew Hunter, que completou o pódio.
De acordo com um comunicado enviado ao Boas Notícias, João Vaz (à direita com o treinador, Rui Gama) voltou, depois, a brilhar no derradeiro dia de provas, garantindo a segunda prata, desta feita nos 200 metros bruços.
A prestação do atleta foi descrita pela Federação Portuguesa de Desporto para pessoas com Deficiência (FPDD) como “extraordinariamente regular e de alto nível”.
Durante o mundial mexicano, o quarteto português composto por João Vaz, José Vieira, Filipe Santos e João Soldado conseguiu também um “excelente resultado” em estafeta masculina de 4×50 metros estilos, obtendo o 4.º lugar com um tempo de 2,38.03s, novo recorde nacional.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes